quinta-feira, 31 de maio de 2012

Aquarelas do Brasil

Brasil, meu Brasil brasileiro... Hoje o nosso país é tido mundialmente como um símbolo de democracia e economia “estável e emergente” na América Latina.

Estive no Canadá, representando o Portal Terceira Idade em um encontro sobre ações governamentais e não governamentais para este público. Curiosamente, os canadenses elogiavam nossa economia e democracia e se espantaram ao saber da falta de inúmeras políticas públicas nas áreas de saúde, casas para idosos, cuidados, além dos baixos salários que a maioria dos aposentados recebe no Brasil.

“Que situação a minha...”, eu pensei. Sou brasileira e, ao invés de ter orgulho de meu país, tive que ser honesta e colocar de maneira muito clara que nossa democracia e os direitos da nossa população da 3ª idade, ou de qualquer idade, não são levados a sério.

Para a maioria dos estrangeiros, a palavra coronelismo e o conceito da mesma são muito difíceis de entender, até mesmo para nós brasileiros, onde a figura do “Coronel” faz parte apenas das histórias do Cangaço.

Então, como é possível nosso país estar nas mãos de tantos políticos corruptos que “confundem” em sua pessoa atribuições de caráter privativo e público, colocando em primeiro lugar seus benefícios e bem-estar, utilizando o dinheiro de nossos impostos?

Será que existem dois Brasis? Um, rico e próspero e, outro, pobre e cheio de problemas que vão desde a falta de esgoto e encanamento para milhares de cidadãos, filas imensas em postos de saúde do INSS – sem contar a falta de médicos e infra-estrutura básica –, analfabetismo, miséria, entre outras “cositas mais”.

PS. Copa 2014: “O melhor estádio do mundo chega a custar R$ 3 bilhões. O nosso será um dos melhores. Gastaremos R$ 27 milhões com ar condicionado para diminuir vandalismo”, afirma Aníbal Coutinho, arquiteto do estádio Itaquerão.

Publicado em 31/05/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

2 comentários:

  1. Não, não são dois brasis. É um só com todas as incoerências convivendo no dia a dia!As nossas mazelas não são piores nem melhores do que a dos outros países em todos há esta dificuldade em relação aos idosos pois o avanço na idade é coisa recente, quero crer que aos poucos vamos corrigir isto. Estou sendo muito otimista?

    ResponderExcluir
  2. Talvez sim.... O Brasil ainda não devolve a seus cidadãos de qualquer idade o benefício de todos os impostos que foram pagos por eles!

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).