quinta-feira, 17 de maio de 2012

Corações e mentes

Para motivar e conscientizar as empresas nacionais sobre a questão da empregabilidade na 3ª idade, o Portal Terceira Idade lançou, em 2010, a campanha “Empregue um Idoso”.

A iniciativa acabou dando origem ao Mural de Vagas de Emprego no Portal, o qual já disponibilizou centenas de ofertas de empregos para esta faixa etária.

Gostaria de compartilhar com vocês um dos vários e-mails que recebi de empregadores que aderiram a esta campanha. Quando lemos depoimentos como este, abaixo, parece que um sininho toca em nossos corações e mentes.

Aos coordenadores do Portal Terceira Idade,

Eu escolhi o Portal Terceira Idade por entender que muitas pessoas, mesmo já aposentadas, querem retornar ao mercado de trabalho para ganhar uma renda extra ou até seu primeiro salário. Muitos podem estar com a vida ociosa e querendo se sentir mais úteis, mesmo após tanto tempo trabalhando e tendo direito à aposentadoria.

Eu já tive vários funcionários jovens – de 20 poucos anos –, e eles são muito volúveis, inconstantes, querendo mudar a toda hora, conhecer outras áreas, outras profissões, e isso os faz sair, largar tudo a qualquer momento, não nos dão segurança em treinar e contratar, porque sabemos que não vão ficar.

As pessoas com mais de 45 ou 50 anos já têm mais responsabilidade, conhecem de tudo um pouco por experiências já vividas no seu próprio dia a dia. E, se estão dispostas a trabalhar, trabalham com vontade, têm comprometimento, responsabilidade com o que se propõem a fazer, respeitam regras e horários e entendem que tudo deve ser levado a sério e que a vaga não é uma ‘alavanca de primeiro emprego’. Quando as admitimos, dão o seu melhor, além de serem mais sinceras sobre se gostam ou não do que fazem.

Claudia Monteiro
Recursos Humanos
Intermariner Comercial Ltda – SP

PS. Se você ouviu o sininho tocar, apóie esta campanha também! Dê uma oportunidade à “moçada” da 3ª idade, para que eles possam retornar – ou ingressar pela primeira vez – no mercado de trabalho!

Publicado em 17/05/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).