quinta-feira, 10 de maio de 2012

Parabéns a todas as mães do mundo!

O Dia das Mães, celebrado em vários países em diferentes datas do ano, é comemorado, no Brasil, no 2º domingo do mês de Maio. Este ano, as mães brasileiras recebem a homenagem no dia 13 deste mês.

Mas quando e onde começou esta tradição? A mais antiga comemoração do Dia das Mães remonta à mitologia. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses. Já na história mais recente, na Inglaterra do início do século XVII, a data começou a ser comemorada no quarto domingo da Quaresma, dia dedicado às mães das operárias inglesas, que tinham, então, um dia de folga para ficar em casa com as mães.

No início do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão, suas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, o dia 9 de Maio foi oficializado como o  Dia das Mães nos Estados Unidos.

Já no Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de Maio.

Bem, dizem que a mulher já nasce com o instinto natural de mãe. Ela é aquela que protege e aninha seus filhotes. Também podemos descrever vários tipos de mães: a que cozinha, lava e passa, a que trabalha fora, a que é “mãe coruja”, a mãe brava, a mãe que cria seus filhos sozinha, além das mães que criam os filhos de outras mães.

Voltando aos tempos atuais... Já começaram as promoções nos shoppings, em restaurantes, hotéis, etc.. Tudo para você dar um presente para sua mãe. Esta é uma data muito lucrativa.

Tudo bem, o comércio tem que sobreviver! Mas será que este é o único jeito de homenagear nossas mamães? Quantas vezes esquecemos, ao longo do ano e do nosso dia a dia, de dar um beijo, ligar, ou visitar nossa mãe?

PS. Você já deu um alôzinho para sua mamãe hoje?

Publicado em 10/05/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).