quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Violência sem limites!

Dados divulgados no último dia 10 de janeiro pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostram que denúncias de abusos contra idosos aumentaram 199% em 2012, em relação ao mesmo período de 2011.

Preocupada com a violência praticada contra a pessoa idosa no Brasil, a escritora Aída Gliksman de Shor, que acaba de lançar seu mais recente livro, intitulado “Estudos sobre a Maturidade”, passou a apoiar a Campanha “Diga não à violência contra o idoso – Denuncie!”, do Portal Terceira Idade. A autora está doando parte da renda obtida com a venda dos primeiros dois mil exemplares do livro para o Portal.

Desde a sua criação, a campanha recebe centenas de denúncias enviadas pelos internautas do Portal – que podem ser anônimas –, relatando abusos contra idosos em todo o Brasil.

Infelizmente a violência não tem idade, raça, credo ou cor. Ela não tem limites! Bem, dizem que violência gera violência... Mas o que leva um adulto a abusar de uma pessoa idosa, uma mulher, uma criança, ou qualquer ser humano que esteja mais vulnerável?

Existem várias teorias sobre a questão: a miséria, falta de orientação, abusos na infância, problemas neuronais, enfim, uma infinidade de situações físicas, sociais e econômicas tentam justificar a violência praticada há milênios pelo ser humano contra outro ser humano.

Mas existe alguma justificativa plausível para atos tão cruéis? As próprias guerras – que são travadas no mundo desde o seu início – são um ato de violência bizarra!

A meu ver, não existe justificativa alguma! Esta situação só reforça meus sentimentos de que o homem ainda é totalmente primitivo.

Cuidado! A próxima vítima – ou vilão – podem ser, eu, você, o vizinho, as centenas de amigos do Facebook, etc...

PS 1: Diga não à violência contra o idoso! Se você conhece alguém que está passando por esse tipo de situação na família, ou entre seus amigos e vizinhos, denuncie!

PS 2: Disque 100 ou acesse: www.portalterceiraidade.org.br

Publicado em 17/01/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).