quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Qual é o segredo?

Num mundo onde se acredita que o aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria de sua qualidade, dos serviços de saúde pública e do saneamento básico, Vilcabamba é uma contradição. Em um povoado com cerca de 4.000 habitantes no interior do Equador (650 km ao sul da capital, Quito), os habitantes vivem em média 120 anos e não costumam ficar doentes.

Porém, as condições sanitárias do local são um desastre. Na maioria das casas, não há esgoto nem água encanada. Seus habitantes fumam, bebem álcool, comem muito sal e tomam muito café. Mesmo assim, são um dos povos com maior proporção de pessoas centenárias no mundo, cerca de dez vezes mais do que a média e, o mais importante, envelhecem com muita saúde e prazer!

Lêem sem óculos, conservam os dentes originais, têm vida sexual ativa e seus cabelos brancos voltam à cor natural sem explicação. Don José Medina, morador de Vilcabamba, parou de beber aos 106. De vez em quando, ainda toma "um puro" (aguardente), mas não mais de um por dia. Fuma, mas muito menos do que quando "era jovem", alí pelos 70 anos.

Existem  várias as teorias que tentam explicar a longevidade saudável dos habitantes de Vilcabamba. Cientistas americanos afirmam que é a composição da água que bebem. Franceses atribuem o fato ao clima da região. Outros dizem que é o ar, a alimentação saudável à base de milho, batata, vegetais e pouca carne ou a vida tranquila.

Para nós, simples mortais que não moramos em Vilcabamba, resta-nos aguardar que algum cientista descubra a fórmula da fonte da juventude deste povoado equatoriano. Enquanto isso não acontece, o melhor conselho para a longevidade é: viva feliz, seja um bom amigo e faça o que você gosta!

PS 1: Também é bom: comer alimentos saudáveis, fazer exercícios, etc, etc...
PS 2: Vou ver se consigo encomendar  um pouco da longevidade de Vilcabamba pela internet...

Publicado em 24/01/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).