quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Conheci Zip...

Recentemente fui apresentada a Zip. Soube que ele já está com 98 anos. Num primeiro momento, vi uma figura mal-encarada e rabugenta. Percebi que ele sentia algumas dores musculares e que não estava enxergando muito bem.

Tentei puxar conversa de várias maneiras, quis agradá-lo, chamei-o para um passeio, mas nada acontecia, ele continuava arisco, sempre me observando. Mesmo assim, pude sentir que ele tinha um bom coração.

Comecei a refletir sobre sua idade, e que, talvez, após tantos anos de vida, ele tinha o direito de ser mais reservado.

Passei a visitá-lo diariamente e, aos poucos, ele começou a se abrir mais, mudando sua feição para um rosto mais manso, porém sempre cauteloso. Após algum tempo, consegui estabelecer uma relação de amizade, claro, respeitando seus limites...

Curiosamente, mesmo tendo uma sensação inicial de antipatia e mal-estar com seu jeito tão arisco e introvertido, percebi que Zip havia adquirido uma sabedoria natural ao longo dos anos.

Pensei: “Talvez uma amizade ou uma relação sincera e de confiança realmente não possa acontecer em 24 horas ou em apenas alguns dias, mas, sim, ao longo de um período de convivência”. Também comecei a entender e aceitar melhor a ideia de respeitar o tempo e os limites do outro.

Quem sabe, se todos nós agíssemos com mais sinceridade e transparência, viveríamos em um mundo com menos “mensalões”, “mensalinhos”, mentiras, egoísmo e tantos outros males que persistem há milênios em nossas vidas.

Mal começou o ano e já estamos sendo bombardeados por notícias confusas: condena, absolve, o Brasil está bem financeiramente, depois está mal, o salário mínimo sobe o mínimo possível, “se beber, não dirija”, “se dirigir, não beba”, etc...

PS: Zip é um cãozinho que está com 14 anos, o que equivaleria a 98 anos para um ser humano.

Publicado em 10/01/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).