quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sentimento milenar

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu ciúmes! Com certeza, nem eu e nem você vamos atirar nem uma pedrinha sequer, pois, com certeza, já sentimos esse sentimento confuso e doloroso chamado ciúme.

No começo de uma relação, e mesmo por um bom tempo, tudo é festa. O outro é sempre lindo e maravilhoso, nos sentimos felizes, contentes e seguros. A paixão e o amor são sentimentos mágicos que nos fazem sentir nas nuvens, a vida e o dia a dia ficam coloridos, dá até para ouvir o canto dos passarinhos no centro da cidade.

De repente, não se sabe como nem por que, a relação amorosa se torna uma prisão. Você tem que “fugir” dele ou dela, fazer as coisas às escondidas, mesmo que não esteja fazendo nada de errado. Facilmente, surgem os sentimentos de traição, insegurança, baixa-estima, raiva, obsessão, e posse, muita posse.

E aí, você, como todo ser humano normal, vai rapidinho pondo a culpa no tal “rival”, afinal você fez tudo certinho, a culpa é sempre do outro (a), mas será que você não foi possessiva (o) demais com o seu parceiro (a), ou quis dominar tudo todo o tempo, sem nem dar chance ao outro de escolher, nem que fosse o sabor do sorvete que iria tomar ou o filme que iriam assistir, ou o amigo (a) que quereriam visitar?

Essas pequenas atitudes do dia a dia passam despercebidas e, com certeza, são esses detalhes e sutilezas que mantém a harmonia de uma relação. É muito fácil confundir ciúme com respeito, amor e atenção para com o outro.

Daí vem aquelas frases populares, tipo: “Ele tem ciúmes dos meus amigos porque me ama...”, ou “Ela fica o tempo todo atrás de mim e morre de ciúmes das minhas amigas, legal ela continua apaixonada mesmo depois de tantos anos...”

“O ciumento quer controlar o outro, possuí-lo, dominá-lo. Ele pode ser uma projeção da pessoa mal amada no outro”, enfatiza Renato Mezan, psicanalista.

PS: O amor é incondicional! Não tenha medo dos seus medos.

Publicado em 28/10/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).