sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Violência mata mais que Aids

Uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela USP revelou dados alarmantes: o número de mortes causadas por homicídios vitimou 5.705 paulistanos contra 1.368 mortos por Aids.

Claro que esse aumento absurdo da violência em todo o Brasil se deve a vários fatores que já estamos cansados de conhecer, tais como: desemprego, fome, falta de escolas, moradia e, principalmente, a falta de uma perspectiva futura para os cidadãos brasileiros. Mas existe aí uma causa a mais, quase sempre presente em toda essa “epidemia de homicídios”, o tráfico de drogas.

Infelizmente, o maior número de traficantes e usuários de drogas está entre os adolescentes e até crianças, na sua maioria, vindas da periferia e das favelas, afinal eles são o alvo mais fácil de ser atingido, pois com a completa falta de direitos à escola, lazer e trabalho, esses jovens acabam encontrando no tráfico um sonho de poder consumir e existir. Obviamente acabam se viciando e, daí pra frente, matando e morrendo dentro desse círculo vicioso.

Além do combate as drogas, é importante combater o vício de uma sociedade que usa e abusa dos miseráveis para se enriquecer.

Afinal de contas, os jovens traficantes são apenas a ponta final do iceberg. Será que o Beira-Mar, o Marcola e outros chefões vão comemorar o Natal com o Bin Laden?

PS1. Infelizmente, o tráfico veio “passar férias” na região de Marília, gostou e se mudou para cá também!
PS2. Aproveito para desejar um Feliz Natal para todos os leitores do Bom Dia!

Publicado em 24/12/2009, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).