sábado, 19 de dezembro de 2009

Papai Noel existe?

Essa é a pergunta que todos nós já fizemos um dia para os nossos pais. Mas, afinal de contas, como surgiu essa figura que chamamos de Papai Noel?

Tudo começou a aproximadamente 1300 anos, no século 4, em Patara, na Turquia, onde nasceu São Nicolau.

Ele, que não era um gordinho rechonchudo de barba e nem vestia a tradicional roupa vermelha com botas, ficou conhecido por se desfazer de sua riqueza dando presentes anonimamente no meio da noite e que, assim, teria originado e personificado o próprio Papai Noel.

E como a imagem de São Nicolau se transformou na figura do gorducho bonachão dos comerciais da Coca-Cola de hoje em dia?

Em 1809 foi descrito por descendentes dos colonizadores holandeses de Nova York como cidadão holandês, e não um santo, fazendo surgir o característico Papai Noel norte-americano.

Nos anos 1920, a figura do Papai Noel é utilizada em publicidade, aparecendo em propagandas (pasmem!) fumando cigarros Camel e Lucky Strike, vendendo Martini e pasta de dente Colgate.

Depois disso tudo, você ainda acredita em Papai Noel? Bem, acho que o que nos sobra é acreditar que cada um de nós pode ser um Papai ou Mamãe Noel, todos os dias do ano. O que não significa dar presentes todo dia, mas, sim, dar um pouco do nosso tempo, nosso carinho e nossa amizade para todos, inclusive para nós mesmos!

PS: Se você quiser escrever para ele e fazer o pedido dos seus sonhos, o endereço oficial do Papai Noel é: http://www.santaclauslive.com/main.php?kieli=eng. Feliz Natal!

Publicado em 17/12/2009, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).