quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Vacinas, febre amarela e frações...


Quando falamos em frações, acredito que todo mundo – ou quase todos – tem arrepios quando se lembra desse assunto durante a época da escola...

O arrepio volta à tona, dessa vez não nas aulas de matemática, mas com relação à “vacina fracionada”.

Mais uma vez somos amedrontados pelo famigerado mosquito Aedes aegypti. Não bastasse os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, agora ele nos presenteia, também, com a febre amarela –parece que ele não quer nos dar descanso...

Centenas de cidades nas principais regiões do Brasil estão em estado de alerta, com equipes do Ministério da Saúde distribuindo vacinas contra a febre amarela – parece coisa de filme de ficção científica...

A informação que está sendo passada à população é que as pessoas que tomam a vacina ficam imunizadas por toda a vida. No entanto, o governo está oferecendo a vacina “de forma fracionada”, ou seja, por não terem a quantidade de vacinas necessária para toda a população, estão “dividindo” a dose integral em quatro ou cinco partes, aplicando somente essa pequena fração para cada pessoa vacinada – no entanto, essa fração tem uma validade de apenas 8 anos, necessitando ser aplicada novamente ao término desse período.

Mas o problema não reside apenas no fracionamento da vacina. Uma parcela sensível da população, a dos que têm mais de 60 anos, precisa ficar muito atenta à esta vacina.

Artigo publicado na Folha de S.Paulo no último dia 13 afirma que “idosos de São Paulo estão sendo vacinados contra a febre amarela sem avaliação médica sobre o estado de saúde e os riscos e benefícios da imunização, apesar de recomendação de entidades médicas”. Quando vacinadas pela primeira vez, pessoas acima de 60 anos correm mais risco de desenvolver uma doença semelhante à febre amarela, a chamada febre vacinal.

“A prática, no entanto, é menos criteriosa. A reportagem da Folha visitou postos de saúde numa das regiões mais afetada pelo atual surto da doença na capital de São Paulo e verificou que o controle de vacinação para idosos tem sido elementar”, conclui o artigo.

PS. Vamos torcer para que os responsáveis pela campanha de vacinação tenham ido bem em frações na escola...

Publicado em 25/01/2018, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Sempre bom ficar atento! Estava lendo nesse outro blog sobre esse mesmo assunto, achei bem legal! https://www.clickhelp.com.br/febre-amarela-na-terceira-idade/

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).