quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Bate, bate, bate coração...

Li em uma recente pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) alguns dados que me deixaram preocupada. A América Latina, incluindo o Brasil, é uma das regiões de maior índice de mortes por enfarte. A pesquisa destaca que isso acontece devido ao alto índice de gorduras que se ingere, poluição, sedentarismo, tabagismo, álcool e, o mais importante, a falta de exames preventivos! Os males do coração, como tantas outras doenças, não tratados adequadamente são, na maioria das vezes, fatais.

É triste enxergar que todos os problemas de saúde acontecem, quase sempre, devido ao descaso. Concluo que a vida humana vale cada vez menos, já que o “índice” que avalia o seu valor é ter ou não condições de pagar planos de saúde, medicamentos, alimentação, escola, moradia, etc., etc., etc...

Haja coração, físico e emocional para conseguirmos viver sob esta constante pressão financeira e imoral que o Brasil nos impõe, a partir do momento que nosso governo praticamente se abstém de usar o dinheiro de nossos impostos para nos oferecer todos os serviços sociais aos quais temos direito – e eles, obrigação.

Segundo os conceitos da medicina oriental, o que regula todas as nossas emoções e sentimentos é o nosso “coração emocional”. Vivendo sob constante medo, tensão e insegurança, é muito difícil mantermos um equilíbrio...

Dizem por aí que o ano de 2018 começou! E agora? Vem o Carnaval, a Copa, as eleições... São tantas emoções... Percebo que as pessoas estão querendo ser otimistas e buscam acreditar que este ano vai ser melhor. Eu também tenho este sentimento, porém, tudo é uma consequência do que foi feito antes... Infelizmente, não vejo mudança alguma na política e, quando vejo, são mais e mais desastres econômicos e sociais!

E o nosso coração como fica? Bate forte, bate ansioso, bate temeroso, mas, como todo bom brasileiro tem que ser um malabarista, tenho fé de que vamos continuar nos segurando e tentando achar uma corda menos bamba...

PS 1: Já é tempo de fazer mais do que apenas reclamar e tentar se segurar...

PS 2: Não anule seu voto, anule os candidatos que não valem a pena!

PS 3: No meio do lixão, sempre achamos coisas úteis!

Publicado em 11/01/2018, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).