quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Mariana faz um ano...

Muitas Marianas devem ter completado um ano de vida! Infelizmente, não estou falando delas neste momento, mas, sim, do desastre que matou mais de 19 pessoas em Minas Gerais, espalhou 40 bilhões de litros de lama por 650 km, além de retirar centenas de ribeirinhos das suas casas e deixá-los sem sustento!

A ONU divulgou, no dia 4 de novembro, um apelo para que o governo brasileiro e as empresas envolvidas no rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), tomem medidas urgentes para conter os impactos da tragédia. Segundo o órgão, as ações tomadas até agora foram “simplesmente insuficientes”.

“Após um ano, muitas das seis milhões de pessoas afetadas continuam sofrendo. Acreditamos que seus direitos humanos não estão sendo protegidos em vários sentidos, incluindo os impactos nas comunidades indígenas e tradicionais, problemas de saúde nas comunidades ribeirinhas, o risco de subsequentes contaminações dos cursos de água ainda não recuperados, o avanço lento dos reassentamentos e da remediação legal para toda a população deslocada, e relatos de que defensores dos direitos humanos estejam sendo perseguidos por ação penal”, aponta o órgão.

O relatório, assinado por especialistas ligados a ONU, pede esclarecimentos sobre a qualidade da água, a saúde das vítimas e o destino das comunidades forçadas a abandonar suas casas. Ele aponta ainda o receio de que mais rejeitos possam atingir as regiões de jusante quando a temporada chuvosa iniciar daqui a algumas semanas.

As empresas Samarco, Vale e BHP Billiton são citadas no comunicado: “Relembramos ao governo e às empresas que um desastre dessa escala – que despejou o equivalente a 20.000 piscinas olímpicas de rejeitos – requer resposta em escala similar”.

Já a Samarco diz que “tem feitos esforços para reparar e remediar os danos causados” com o Plano de Recuperação Ambiental Integrado, entregue em agosto, que reúne ações previstas em acordo firmado junto aos governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

PS: Queridas Marianas que completaram 1 ano de vida, espero que todas vocês possam crescer em um Brasil mais justo e digno!

Publicado em 17/11/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).