quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

“Quando eu chegar em Marte, terei 60 anos...”

Você teria coragem de entrar numa espaçonave e viajar para outro planeta? E se a viagem fosse só de ida, sem ter a oportunidade de ver novamente sua família e seus amigos? A pergunta não foi tirada de uma dessas conversas que a gente tem ao redor da mesa de jantar, como quem joga conversa fora...

Quando a ficção se torna realidade...

A corajosa – ou “maluca” como é chamada pela família – Sandra Maria Feliciano da Silva, professora e advogada rondoniense de 51 anos, inscreveu-se em um programa de colonização do planeta Marte, chamado Mars One.

O projeto, encabeçado pelo engenheiro mecânico holandês Bas Lansdorp, foi orçado em 6 bilhões de dólares, e convocou candidatos do mundo inteiro que estariam dispostos a ganhar uma passagem só de ida para o planeta vermelho.

Ainda não há tecnologia para que os inscritos retornem, mas, mesmo cientes, cerca de 200 mil pessoas estão concorrendo às 24 vagas finais – e Sandra é uma delas. A proposta é enviar seis grupos com quatro pessoas a cada seis anos e, mesmo tendo conhecimento de que enfrentarão temperaturas baixíssimas – que vão de -143°C (no inverno) para máximos de até 35°C (no verão equatorial) – e risco de morte, os candidatos parecem manter-se firmes à decisão.

60 anos na data da decolagem

“E se não der certo?”. Entre risos, Sandra apenas diz: “Se não der, tento de novo”. O primeiro grupo está previsto para embarcar em 2024 e, caso Sandra seja uma das finalistas, terá 60 anos nessa data.

Mesmo sendo alvo de críticas e ceticismo na comunidade científica, a professora e advogada, nascida em Bauru, diz confiar no Projeto Mars One. “Os fornecedores do projeto são os mesmos da NASA. Então, não vejo porque não daria certo para o Mars One”, afirma.

Se for realmente selecionada dentre os 24 finalistas, Sandra terá que percorrer um longo caminho de treinamentos, mas se demonstra confiante. “A briga vai ser intensa porque todos os candidatos para esse projeto são muito fortes. Eu, inclusive”, completa.

PS 1: E você, iria?
PS 2: Será que tem Lava Jato em Marte?

Publicado em 21/01/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).