quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Pobre Mariana, Maria, João, José...

Mariana (MG) está na lama... O rompimento da barragem que devastou a região provocou um desastre ambiental que já chegou ao litoral do Espírito Santo. Centenas de pessoas desabrigadas, sem casa, sem trabalho, sem um lar, sem dignidade alguma!

Fico ouvindo no rádio, e vendo na TV, vários comerciais falando sobre sustentabilidade, cidadania, “país rico é pais sem pobreza”, “pátria educadora”... O que significa tudo isso? Cadê a cidadania? Somos sustentáveis? Temos uma pátria educadora?

Por que nossos governantes inventam slogans e querem nos passar uma realidade que não existe? Até quando vamos viver no mundo de “Alice no país das maravilhas”?

Sei que não sei como responder estas perguntas... Mas isso não impede, a mim nem a ninguém, de fazê-las e tentarmos fazer algo para acabar com esta situação insustentável!

Pobre Mariana, pobres de todos nós que vivemos em um país que é tão rico – porém, com governantes tão pobres de caráter e espírito. O Brasil nunca olhou para seus cidadãos desde seu “achamento”, e continua não investindo todo o enorme montante de nossos bens para nós, brasileiros.

Começamos o ano com inflação alta, desemprego, instabilidade econômica, medo de comprar, viajar, medo de viver! Os investidores e grandes empresas mandando milhares de pessoas embora. Mas tem algo estranho nisso tudo... Há pouco menos de um ano, éramos o país dito emergente que estava dando certo. A classe C tendo acesso a eletrodomésticos, casas, saúde, escola... Bem, pelo menos era isso o que a TV, os jornais e os governantes diziam o tempo todo!

Será que era tudo mentira? È possível que nossa situação socioeconômica mude da água para o vinho assim, sem mais nem menos? Será que é só Mariana que está na Lama?

Muito calor, muito frio, muito rico, muito pobre, muita comida, muita fome... As férias estão acabando, daqui a pouco vem o Carnaval, mais uma semana de sonhos, “Globeleza”, festa, mulatas, cerveja, cerveja, cerveja...

PS 1: País rico é pais com história e conhecimento da mesma!
PS 2: País sem pobreza é país com cidadania e a tal da sustentabilidade...

Publicado em 14/01/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).