quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Cientistas estão bem perto de achar a cura para o mal de Alzheimer

Cientistas dos Estados Unidos deram mais um passo na difícil busca para uma possível cura para o mal de Alzheimer, que mata pelo menos 60 mil pessoas por ano no mundo. Uma equipe da Universidade de Stanford descobriu o motivo de seu desenvolvimento no cérebro e um caminho para evitar a doença.

Os cientistas descobriram que o mal de Alzheimer se desenvolve quando células do cérebro morrem devido ao mal funcionamento de outro tipo de célula, a micróglia, cuja função é realizar uma espécie de “limpeza” no órgão para evitar bactérias, vírus e outros depósitos perigosos. Segundo o estudo, a diferença entre os jovens e os pacientes que desenvolvem o mal de Alzheimer é que, em idosos, as células micróglias reduzem sua eficácia devido à ação de uma proteína chamada EP2.

Assim, os cientistas testaram em ratos o bloqueio da proteína EP2, que justamente faz com que a micróglia perca sua força. Com essa barreira, ela funcionaria normalmente e continuaria seu processo de aspirar substâncias que causem danos no sistema cerebral. E os resultados foram positivos!

Em entrevista ao site britânico The Telegraph, a professora de neurologia e ciências neurológicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Standford, Dra. Katrin Andreasson, explicou que, no teste com ratos jovens, as micróglias mantiveram o seu funcionamento normal. Já nos ratos mais velhos, a proteína EP2 conseguiu parar as células. Então, alguns dos animais foram geneticamente manipulados para não ter a EP2, e assim, o Alzheimer não se desenvolveu. Nos casos em que a doença já tinham sido diagnosticada, ao se bloquear a proteína, o resultado foi o de reversão da perda de memória.

Resta torcer para que a cura chegue o mais rápido possível, e eliminarmos de vez a sobrecarga emocional, física e social que ocorre com os familiares e os portadores da doença.

PS. Um vídeo produzido pela AboutAlzOrg explica, de maneira simples e fácil, o que é e como progride o Mal de Alzheimer. Você pode conferir em: http://youtu.be/J7ZPhAQYn5Q

Publicado em 05/02/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).