quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O que é que a baiana tem?

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos mais de 190 milhões de brasileiros – apurados no Censo de 2010 – 23.760 têm mais de cem anos.

E a Bahia é o estado brasileiro com maior número de centenários. São 3.525 moradores com cem anos ou mais. Em seguida, aparece São Paulo com 3.146, seguido por Minas Gerais com 2.597 centenários.

“A melhoria no acesso aos alimentos e os avanços da medicina contribuem para que a população viva mais. O acesso à saúde também melhorou e a urbanização se expandiu. A longevidade está ligada a todos esses fatores”, explica Valéria de Marcos, professora do departamento de geografia da USP.

Fórmula da juventude

Não existe uma fórmula especial que explique a grande quantidade de idosos com mais de cem anos na Bahia. O que se detecta naquele estado é que essas pessoas tentam se afastar das preocupações e chateações procurando levar uma vida regrada, rotineira e sem maiores exageros.

Deraldo Magno Santos, falecido aos 116 anos, em agosto de 2011, e Dona Canô, mãe do compositor e cantor Caetano Veloso e da intérprete Maria Bethânia, falecida aos 105, em dezembro de 2012, eram dois dos melhores símbolos da longevidade baiana.

Deraldo talvez tenha sido a pessoa mais velha do mundo – após a morte, em 2010, de Eugenie Blanchard, monja de 114 anos, considerada o ser humano mais longevo, e que vivia numa ilha caribenha.

“Saber viver, com amor no coração”

Já o segredo de Dona Canô parecia ser a sua rotina sossegada. Quando acordava, por volta das 6h da manhã, ela tomava apenas um café com leite e um suco. No almoço, comia de tudo, mas sem exageros. Na hora de dormir, por volta das 21h, ela tomava uma sopa, acompanhada por um cafezinho. “Tem de saber viver, ter amor no coração e ser correto. Se você viver se aborrecendo por tudo, não chega”, dizia Dona Canô.

Num dos abrigos mais antigos do Estado, o Abrigo Salvador, quatro dos 203 idosos que moram no local já ultrapassaram a barreira dos 100 anos.

Publicado em 29/01/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).