quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Começo e fim...

Neste momento de eleições, já no segundo turno, com tantos assuntos políticos e sociais, eis que tive uma reflexão subjetiva e emocional. Conversando com uma pessoa mais velha, ela me disse: “Nesta vida, é bom aproveitar o meio, pois o começo e o fim, todos sabem, são irremediáveis, nada é para sempre”.

Um pensamento tão simples e claro me fez refletir bastante. Quando crianças, achávamos que nunca iríamos crescer, nos tornarmos adolescentes, adultos e, então, envelhecemos. Tudo sempre parece que é para sempre: quando arrumamos um emprego, casamos, criamos uma família, filhos, separamos, casamos de novo, compramos uma casa, depois vendemos, e assim a vida passa...

Dizem que tanto as coisas boas quanto as ruins não duram para sempre. Está aí mais um ditado popular muito sábio. Depois dessas reflexões, me animei bastante, por incrível que pareça! Claro que os medos e inseguranças aparecem... Penso, logo existo.

Mas, olhando pelo outro lado da moeda, lembrei, mais do que nunca, que o mais importante é viver “o aqui e agora”, já que o ontem já foi e o amanhã ainda não chegou!

Puxa, que bom que ainda dá pra curtir as coisas boas e poder tentar mudar sempre.

Voltando um pouco ao mundo chamado real, no segundo turno desta eleição, o que dizer: “Vote neste ou naquela...”? Cada cabeça uma sentença! Sabemos bem que um pássaro sozinho não faz verão. E assim é a questão de um presidente ou de uma presidenta também.

Seja um ou outra, ambos vão depender do Senado, da Câmara, dos partidos, acertos, coligações, concessões, etc.,etc., etc...

Seja qual for o candidato que vencer, ele ou ela, vão ter um começo e um fim de mandato! O importante é o que vão fazer no meio deste! Se persistirem os sintomas, todos vamos ter que procurar um médico! Quem achar algum, por favor avise.

PS: O que será que vou estar escrevendo em 2018?

Publicado em 09/10/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).