quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Proibir é fácil!

Proibir é fácil!


Nunca fui uma fã ardente do querido “Rei” Roberto Carlos, mas não tenho como negar sua influência em nossa música, a época da Jovem Guarda e a beleza de suas canções em várias épocas de sua carreira.

Uma das músicas, que inclusive foi capa de seu disco em 1964 e foi um estouro naquele ano, tem o título “É Proibido Fumar”. Claro que, na época, era uma música de protesto e certa rebeldia! Hoje, seria considerada “politicamente incorreta”...

Quero deixar claro que não sou a favor do cigarro, mas o que mais tem me preocupado mesmo é como os órgão públicos têm dado tanta atenção aos males do cigarro – que, além de tudo, é uma “droga” legalizada – e não tem dado praticamente a mínima para a questão do crack, da cocaína, do consumo de bebidas alcoólicas em excesso, etc., etc...

Hoje, a maior incidência de roubos, mortes e todo tipo de violência vem ocorrendo devido ao crack, esta droga mortal, extremamente viciante, alucinógena e barata!

E, o pior de tudo, como uma droga ilegal consegue chegar tão facilmente às escolas, bares, clubes, além de estar praticamente em todas as ruas das cidades? O pouco que se fala sobre o crack é sempre sobre o “pós”, e nunca sobre o “pré”, ou seja, sobre como tratar os jovens que já estão viciados, ou adultos que se tornarão usuários, e praticamente perderam sua vida, literalmente – sem contabilizar o número de mortes que a droga já causou!

Por ser barata, ela se alastrou mais do que a dengue ou qualquer epidemia – independente de classe social, cor ou sexo!

Será que o governo, as mídias e nós mesmos não estamos “tampando o sol com a peneira”? Talvez dar tanta ênfase à proibição do cigarro, neste momento em que o crack invadiu nosso país e nossas casas, seja tão ingênuo quanto a canção que nosso Rei gravou há 47 anos!

PS 1: Proibir é fácil. Conscientizar e cortar o mal pela raiz é outra estória!

PS 2: Você já viu o comercial da moçada tomando “quilos” da vodka “Sminorff Ice”, e até com site de receitinhas? Isso é legal?

Publicado em 30/10/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).