quinta-feira, 19 de setembro de 2013

“Isso é uma vergonha...”

Tomei a liberdade de usar um chavão muito conhecido de nosso querido jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha...”.

Pensei em várias frases ou expressões que poderiam expressar meu sentimento pelo momento que o Brasil está passando, mas não consegui encontrar outra expressão tão clara e objetiva como a do Boris sobre a nossa triste realidade.

Hoje havia pensado em escrever sobre o Mensalão – que já virou Anuário, Biênio –, enfim, uma estória sem fim. Julgamentos e mais julgamentos, decisão final de desempate do juiz fulano de tal, corre, recorre, utilizam recursos para abrandar penas, mudança de juízes, ferramentas legais que podem adiar o julgamento para 2014, etc, etc, etc... E tudo vai ficando como está.

Será que rimos ou choramos de nosso código penal e das pessoas que aplicam as leis em nosso país? Será que eles mesmos não sentem vergonha do que estão fazendo? Qual o preço disso tudo?

Um país sem ordem e sem progresso! Tudo pode e ao mesmo tempo nada pode! Dilma não vai se encontrar com Obama, pois está indignada com a “invasão” americana em nosso sistema de informações.

Bonito ela falar isto em público e mostrar que é durona, porém, se não me engano, isto já acontecia desde os tempos em que éramos colônia dos portugueses. Só mudou o nome, a língua e as tecnologias utilizadas, afinal, estamos no século 21, ninguém vai ficar por aí usando canetas de pena e pombos correio...

Mais envergonhada fiquei ao ler a seguinte manchete: “O fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, condenado como mandante do assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang em 2005, enfrentará nesta quinta-feira (19) seu quarto julgamento do caso”. Quarto julgamento? Desde 2005? Isso é uma vergonha!!

Tudo bem... Vamos vivendo o nosso dia a dia e torcendo para que não chova no fim de semana.

PS: Vou ligar para todos os meus fãs que mandam cartinhas todo mês – com as contas de água, luz, telefone, etc. – e ver se consigo adiar o pagamento para 2014, ou 2015...

Publicado em 19/09/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).