quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que é Corpus Christi?

No feriado de Corpus Christi, católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. Mas o que exatamente significa isso e por que esse feriado?

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando, então, disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão) e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”.

Os católicos do mundo todo agradecem, então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

Esta celebração tem três finalidades: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

Bem, não sou uma religiosa ortodoxa, mas respeito muito a religiosidade e a fé. Infelizmente, quando ando pelas ruas ou saio nos fins de semana, o que mais vejo é uma legião de meninos e meninas de rua pedindo esmolas ou querendo lavar a janela do carro.

Logo que o farol abre, essas imagens acabam ficando apenas na nossa memória, sumindo ao menor sopro, assim como bolhas de sabão...

Puxa vida, esses seres humanos, idosos, adultos,  jovens ou crianças, são tão humanos quanto nós. E por que será que eles estão nas ruas e nós não? Acho que só o fato de pensarmos nesta questão e tentar entender e buscar os milhares de motivos que os levaram a chegar a esse ponto já faz uma grande diferença.

Vivemos num mundo cheio de desigualdades. Uma sociedade só muda quando seus cidadãos lutam por isso. Acredito que a celebração de datas como a de Corpus Christi devem ser mantidas, porém seu fundamento só se torna real quando cada um de nós coloca em prática sua crença e sua fé!

PS 1: Bom feriado!
PS 2: Uma boa data para refletirmos...

Publicado em 07/06/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, de nada adianta darmos glória a Deus se não transformamos nosso pensamento em ações concretas para que todos tenham as mesmas oportunidades na vida.

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).