quinta-feira, 28 de junho de 2012

Dignidade também é sustentabilidade

Mais de 400 pessoas idosas de todo o país se reuniram em Brasília, entre 13 e 15 de junho, na 1ª Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Idosos Rurais.

O evento, realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), entidade que atua em defesa dos trabalhadores rurais da 3ª idade há 50 anos, teve como objetivo articular a população idosa rural em torno de questões específicas do envelhecimento, através de uma análise sobre o envelhecimento brasileiro, suas perspectivas e desafios com enfoque no meio rural.

O Portal Terceira Idade foi convidado a participar do encontro, no qual pôde demonstrar seu trabalho pelos direitos de todos os trabalhadores, em especial os da terceira idade da área rural, para que possam ter seus direitos garantidos, bem como ter condições de trabalhar e envelhecer com dignidade.

Falar sobre inclusão social e digital em um país como o Brasil, onde, ainda, grande parte da população não tem acesso à escola, moradia, alimentação, saúde e outras questões básicas, pode parecer supérfluo. Porém, hoje, mais do que nunca, sabemos que só através do acesso democrático à informação é que poderemos exigir e lutar pelos nossos direitos.

O direito ao trabalho digno, seja no campo ou no meio urbano, para que possamos nos manter e criar nossa família com decência, é uma das questões mais preocupantes ao longo de décadas no Brasil. Nascer, crescer e envelhecer com dignidade ainda continua sendo um sonho a ser alcançado para a maioria do povo brasileiro.

Sabemos que, infelizmente, na área rural ainda existe o trabalho escravo: o trabalhador sem direitos e o idoso que não tem, sequer, um salário mínimo de aposentadoria, por nunca ter tido uma carteira de trabalho assinada.

PS: Dignidade também é sustentabilidade!

Publicado em 28/06/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).