quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vou morar com os gorilas!

Morar só ou acompanhado? As respostas variam muito de pessoa para pessoa. Mas, se depender da parcela de brasileiros que integram a faixa etária da terceira idade, parece que eles preferem a primeira opção.

De acordo com dados do Censo, realizado pelo IBGE em 2011, são quase 3 milhões de idosos que moram sozinhos, o que representa 14% do total de brasileiros com mais de 60 anos. E o número vem crescendo a cada ano.

“Me sinto bem assim. Na minha casa eu mando na minha vida”, afirma Catarina Fló, 92, que mora sozinha há quatro anos, desde que seu marido morreu.

Cyonea Villas-Bôas tem 82 anos, dirige, usa o computador, administra e faz serviço de casa, além de viajar muito. “Vivo maravilhosamente bem sozinha”.

O advogado Eliassy Vasconcellos também mora sozinho. “Quero levar a minha vida sossegado, dormir e acordar na hora em que quiser. Não dou trabalho para ninguém. Como só tenho 90 anos, garanto que estarei bem até o próximo fim de semana”, brinca Eliassy.

A professora de piano Maria Julia Moraes, 78, mora apenas com sua "sheep dog", Mel. “Ela é muito obediente. Às vezes, deita e joga os 'cabelinhos' para frente. Adora fazer dengo para a mamãe”, declara.

Quando vi as estatísticas do IBGE sobre o número de idosos que preferem morar sozinhos, achei um pouco estranho. Após ler este último depoimento, estranhei mais ainda!

Além do fato destas pessoas estarem em uma idade onde todo o cuidado é pouco, como fica a questão da convivência, da sociabilidade e da fraternidade? Percebi que seus sentimentos são resultado de uma sociedade que está se tornando cada vez mais egoísta e individualista! Afinal, o número de jovens e adultos que também preferem morar sozinhos cresce cada vez mais.

PS 1: Ser independente é bom! Mas a boa e velha convivência humana é ainda melhor!
PS 2: Acho que vou morar com os gorilas... Dizem que eles adoram viver juntos e cuidar uns dos outros!

Publicado em 26/04/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

4 comentários:

  1. De fato, esse comportamento entre idosos ou não é mais preocupante do que alviçareiro. Não é sinal de progresso na sociedade pelo contrário, reflete a dificuldade de convivência e aumento da intolerância.

    ResponderExcluir
  2. REALMENTE, ESSA DECISÃO DE MORAR SOZINHO, AS VEZES É A CONSEQUÊNCIA DE RELACIONAMENTOS CONFLITANTES, E TORNA-SE OPÇÃO, PARA TER AUTONOMIA E SER RESPEITADA NAS SUAS DECISÕES. OBSERVA-SE MUITO A INTOLERÂNCIA AS PESSOAS COM MAIS IDADE, NÃO, NECESSARIAMENTE, IDOSOS, MAS EXISTE UMA FALTA DE RESPEITO GENERALIZADA PELO SER HUMANO INDEPENDENTE DA IDADE. É O CAOS DA FALTA DE EDUCAÇÃO DOMÉSTICA. DESCULPE-ME, SE EXPONHO O MEU PENSAMENTO, DE MANEIRA DIRETA. MUITO BOA A SUA COLOCAÇÃO. NA VERDADE, DE UMA CERTA FEITA, DISSE A UMA DAS MINHAS FILHAS, QUE IA PROCURAR UM LUGAR NO JARDIM ZOO, POIS, ESTAR MELHOR VIVER COM OS ANIMAIS DE QUATRO PATAS DO QUE CONVIVER EM CONTATO COM O "HOMEM".KKKKKKKKKKKKK. ABRAÇOS E PAZ

    ResponderExcluir
  3. Vamos mudar o triste simbolo do idoso!

    Tirar essa imagem de doença para uma homenagem à eles:

    http://catarse.me/pt/projects/628-60-anos-um-novo-simbolo

    Os idosos merecem um simbolo melhor.

    ResponderExcluir
  4. Vamos mudar o triste simbolo do idoso!

    Tirar essa imagem de doença para uma homenagem à eles:

    http://catarse.me/pt/projects/628-60-anos-um-novo-simbolo

    Os idosos merecem um simbolo melhor.

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).