quinta-feira, 8 de julho de 2010

Voltamos à “normalidade”...

Ouvi essa frase de muitos amigos: “Agora que o Brasil perdeu a Copa, o país vai voltar à normalidade”. Ou seja, bancos vão funcionar normalmente, o comércio não vai mais fechar no horário dos jogos e as empresa voltam a trabalhar normalmente.

Por um momento concordei. Mas, após uma pequena reflexão, me perguntei: “O que é normalidade”? Será que pegar filas em postos de saúde, falta de transporte coletivo, salários baixos, desemprego, e outras “cositas” mais, são a nossa normalidade? Ou talvez pudéssemos dizer: voltamos à nossa “anormalidade”?

Bem, também não quero ser uma estraga prazeres. Agora vem o período das férias, as “festas julinas”, época de tomar um bom quentão, comer muita pipoca, curau, pamonha e curtir as noites frias de inverno.

Já estamos na metade do ano. Alguns de vocês, leitores, talvez consigam fazer uma pequena pausa na correria do dia a dia, tirando alguns dias de férias. Um bom momento para não pensar em nada!

Mas logo em seguida, voltando à “normalidade”, vêm as eleições, a lembrança do que nos propusemos a fazer no começo do ano e do que conseguimos e não conseguimos realizar até agora.

Acho isso tudo normal. Quanto às questões sociais de nosso Brasil, continuo achando anormal do jeito que nós cidadãos vivemos.

PS: Um mais um é sempre mais que dois, dois mais dois é sempre mais que quatro. Esses cálculos não fazem parte da matemática “normal”.

Publicado em 08/07/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).