quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um buraco na rede

Copa 2010. No primeiro jogo do Brasil, nosso goleiro deixou um buraco na rede e a Coréia acabou fazendo um gol! Um jogo estranhamente sofrido... Mas tudo bem, no final, ganhamos de 2 a 1.

Bem, de início, associei a imagem de um buraco na rede com uma questão mais ampla, a nossa sociedade. Afinal, todos nós vivemos numa grande rede, dentro e fora da internet.
Tudo e todos estamos, e sempre estivemos, interligados.

Podemos usar uma receita culinária como exemplo. Para fazermos um simples bolo de fubá, precisamos ter todos os ingredientes, misturá-los e depois ainda colocá-los no forno e esperar o tempo certo de assar, para que não queime ou não murche.
Assim é na nossa vida também. Para vivermos em uma sociedade equilibrada e funcional, todos os “ingredientes” devem estar presentes: emprego, saúde, educação, lazer, moradia, segurança e, claro, uma cerejinha aqui, uma cobertura de chocolate ali, nunca é demais.

Infelizmente, a nossa sociedade há muito tempo não vem disponibilizando estes ingredientes básicos para que todos nós possamos viver em harmonia e, no final, comermos um maravilhoso bolo de fubá.

Cria-se, então, um grande “buraco na rede”, muitos cidadãos se tornam marginais e marginalizados. No sentido exato da palavra, vivem a margem da sociedade, não conseguindo sequer produzir e nem ao menos se sustentar.

PS: 2010, ano de eleição, ano de Copa do mundo, hora de cobrar de nossos governantes todos os ingredientes e, inclusive, um monte de agulhas e linhas. O buraco ficou grande!

Publicado em 17/06/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).