quinta-feira, 10 de junho de 2010

Parada GLBT

Aconteceu neste último fim de semana a 14ª Parada Gay em São Paulo, que agora reúne gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT).

Segundo dados da imprensa, participaram mais de 3 milhões de pessoas de todas as opções sexuais: héteros, famílias, crianças, adolescentes, idosos, cachorros, gatos, etc. Tanto que o tema da Parada foi “Vote contra a homofobia, defenda a cidadania”.

Fico contente ao perceber que, cada vez mais, os brasileiros estão entendo o conceito de cidadania e democracia, aprendendo a respeitar e conviver com a pluralidade cultural, no caso, as diferentes opções sexuais.

Essa abertura mental e política é o que possibilita e dá a chance de nos garantir cada vez mais os nossos direitos como cidadãos, mesmo que a questão de uma diferente opção sexual não faça parte de seu cotidiano.

Pode parecer, num primeiro momento, que foi só uma festa para o público gay. Mas, muito pelo contrário, o respeito às diferenças, sejam elas quais forem, é o que garante uma sociedade livre e justa para todos nós.

Fiquei feliz ao receber um e-mail da recém-criada ALGBT (Associação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais da Cidade de Marília), comunicando-me sobre a Campanha “Marília contra a homofobia, em defesa da cidadania”, em parceria com a UNESP, com abertura no dia 11/06, às 20h. Informações: algbtmarilia@yahoo.com.br

PS: Uma cidade não cresce apenas com a abertura de novas indústrias, mas também com a abertura moral e cultural dos seus cidadãos.

Publicado em 10/06/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).