quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

“A gente não quer só comida...”

“A gente para de estudar para trabalhar, e não consegue mais voltar a estudar”, diz Mariane Dias da Silva, 19 anos, que largou a 8a série com 15 anos para ajudar a sustentar a casa.

Conforme estudos da Fundação Seade, existem mais de 2 milhões de jovens entre 18 e 24 anos que estão fora da escola, só no estado de São Paulo. Infelizmente, existe uma legião de adolescentes que são forçados a trabalhar apenas para sobreviver, ou seja: comer, dormir, acordar e trabalhar.

Porém, vivemos na era do computador, das viagens espaciais, da clonagem, robôs inteligentes... Afinal que mundo é esse? Um mundo cada vez mais dividido entre seres braçais e seres intelectuais.

Acabou de chegar aqui em Marília o Programa ProJovem Trabalhador, para formação profissional gratuita de 3 mil jovens. Porém, a maior “programação cultural” que tenho visto por aqui tem sido “Em cartaz: Breve, abertura de mais um Supermercado...”

Com certeza, estes empreendimentos já geraram muitos empregos para a população local. Mas será que o Mariliense quer só comida? Cultura, arte e lazer também são alimentos para a vida.

PS 1: Será que vamos ter uma eterna legião de jovens, adultos e, futuramente, idosos, que nunca terão ido a um teatro ou, lido um livro sem ser profissionalizante?

PS 2: Vale a pena assistir a palestra “Dificuldades e sofrimentos”, acompanhada de um coral maravilhoso de crianças: dia 27/02, sábado, 20h, no Lar de Meninas Amélie Boudet.

Publicado em 25/02/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).