quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

“Mais de mil palhaços no salão”: parte 1, parte 2...

Há algumas semanas atrás, os PMs do Espírito Santo estavam em greve! Dezenas de pessoas morreram neste período, houve vandalismo no comércio, assalto e roubo nas ruas em plena luz do dia. Na semana passada foi a vez dos PMs de Minas Gerais e Rio de Janeiro, cogitando entrar em greve também!

De repente, não entendo bem como, parece que tudo voltou à normalidade, coincidentemente às vésperas do Carnaval...

Não posso deixar de citar, também, o arroz com feijão diário nas mídias sobre corrupções, desvios de dinheiro de órgãos governamentais, trocas de ministros, desemprego, inflação, além das propostas por parte do governo para aumentar – de uma maneira estúpida – o tempo de trabalho para se aposentar.

Mas tudo bem. Não vamos falar de coisas ruins, logo agora que estamos, finalmente, a alguns dias de um dos eventos mais esperados pelos brasileiros durante o ano inteiro!

Até lembrei das lindas marchinhas que tocavam nos anos 60, entre elas uma que cai como uma pluma para os tempos de hoje, Máscara Negra, interpretada pela magistral Dalva de Oliveira, quando ela canta “Mais de mil palhaços no salão”...

Li uma pesquisa que cita o surgimento desta data como uma festa que já existia dez mil anos antes de Cristo, quando os povos que habitavam as margens do rio Nilo, no Egito, comemoravam suas colheitas. Os homens daquela época entravam em estado de utopia através da comemoração – no momento da festa, se desligavam de tudo!

Para os foliões de hoje, me parece que o sentimento de utopia é idêntico! Seguindo as antigas tradições, durante a semana do Carnaval não existem problemas políticos ou sociais, existe apenas a visão de mulheres quase nuas desfilando sem parar!

Poucas escolas de samba ainda falam da realidade do Brasil e contam nossa história através de seus enredos. Os grandes patrocinadores tornaram este momento único em um “Carnaval para inglês ver”!

PS 1: “Quanto riso, oh, quanta alegria”? “Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar”!

PS 2: Centenas de pessoas em várias capitais do Brasil estão fazendo o esquentamento do Carnaval. Tá tudo bem, tá tudo bom...

Publicado em 23/02/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).