quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Até você, Noel?...

Afinal de contas, como surgiu essa figura que atualmente chamamos de Papai Noel? Por que ele está relacionado à essa época em que comemoramos o nascimento de Cristo?

Tudo começou há aproximadamente 1300 anos, no século 4, em Patara, uma cidade na costa sul da Turquia (na época, uma cidade grega), onde nasceu São Nicolau – que não era um gordinho rechonchudo de barba e nem vestia a tradicional roupa vermelha com botas.

A lenda diz que Nicolau jogava moedas de ouro para dentro da janela de um pobre homem que tinha três filhas. Uma versão conta que, misteriosamente, surgiram três sacos de dinheiro em noites consecutivas para que o pai das meninas pudesse pagar o dote e casá-las. Alguns dizem que as moedas eram atiradas chaminé abaixo, e outros, que eram deixadas em meias penduradas na lareira para secar, essa última, uma tradição que continuou até hoje. Ele morreu no dia 6 de dezembro de 343, em Mira, na Turquia.

E como a imagem de São Nicolau, do século 4 na Turquia, se transformou na figura do gorducho bonachão dos comerciais da Coca-Cola de hoje em dia?

Nos anos 1920, a figura do Papai Noel começa a ser utilizada em publicidade, aparecendo em propagandas fumando cigarros Camel e Lucky Strike, vendendo Martini e pasta de dente Colgate, assumindo os traços que conhecemos hoje em dia! Em 1930, se torna o velhinho-propaganda da Coca-Cola.

Para quem quer conhecer o bom velhinho de perto e entregar-lhe pessoalmente sua carta com pedidos de presentes, basta viajar para a fria e gelada Rovaniemi, na Lapônia, uma região que engloba uma parte da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

PS 1: Sua “residência/escritório” – que recebe 310 mil turistas e 700 mil cartas por ano – fica na Montanha Korvatunturi, na Finlândia. Anote o endereço: Rovakatu 21, FIN-96200, Rovaniemi, Finlândia. Telefone: 00/xx/358/16/346-270.

PS 2: Desejo um feliz Natal Tropical à todos!

PS 3: Caso você não possa ir à Finlândia, um bom abraço e muito carinho já são um grande presente!

Publicado em 22/12/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).