quinta-feira, 11 de agosto de 2016

As várias faces da violência...

O Brasil é, hoje, um dos países onde a população está envelhecendo mais rapidamente, diferentemente da Europa e países da América do Norte e Ásia. Nosso país possui, hoje, mais de 23 milhões de pessoas acima de 60 anos e, em 2050, teremos mais de 50 milhões de idosos no Brasil.

Quando falamos em violência, pensamos, de imediato, na violência física! Porém, existem inúmeras formas de agredir o idoso: descaso, abandono, uso indevido de medicação, abuso financeiro – seja dentro de casa, ou mesmo por parte de instituições financeiras –, abuso psicológico e moral, pouco conhecimento e compreensão por parte da sociedade e dos familiares e amigos sobre o envelhecimento, além da enorme falta de políticas públicas e falta de ação real das que já existem.

Bem, agora, no dia 14 de agosto, será comemorado o Dia dos Pais. Datas comerciais existem, e muitas! Temos o ‘Dia das Mães’, ‘Dia dos Avós’, ‘Dia da Árvore’, etc., etc., etc... E, no dia a dia, como será que estamos agindo com nossos pais, mães, filhos, avós? Uma coisa é certa: se existem estatísticas de violência contra idosos, mulheres, crianças – e inclusive homens –, me parece que alguma coisa está errada... No “País de Alice das Maravilhas”, tudo está ótimo! Comemorar é fácil, porém, praticar a complacência e o respeito para com o próximo, infelizmente, ainda é muito difícil.

Me pergunto, por quê? Não sei exatamente a resposta, mas sei que nossos queridos bichinhos de estimação – e mesmo os mais selvagens – só se agridem pela necessidade de comer ou demarcar um território. E são animais, não fazem parte do nosso seleto grupo de seres ditos humanos...

PS 1: No último dia 15 de junho, vários países celebraram o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso. No Brasil, o Portal Terceira Idade realizou um debate ao vivo, através do Facebook, com a presença de médicos, advogados e outros profissionais da área, discutindo, com a participação online dos internautas, as várias faces da violência contra o idoso e todas as possíveis maneiras de combatê-la.

PS 2: Assista ao trecho de abertura do debate (4 min) em: https://youtu.be/wMQ63gPJfPI

PS 3: Feliz Dia dos Pais!

Publicado em 11/08/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).