quinta-feira, 28 de julho de 2016

“A gente não quer só olimpíada...”

“A gente para de estudar para trabalhar, e não consegue mais voltar a estudar”, diz Mariane Dias da Silva, 19 anos, que largou a 8a série com 15 anos para ajudar a sustentar a casa.

Conforme estudos da Fundação Seade, existem mais de 2 milhões de jovens entre 18 e 24 anos que estão fora da escola, só no estado de São Paulo. Infelizmente, existe uma legião de adolescentes que são forçados a trabalhar apenas para sobreviver, ou seja: comer, dormir, acordar e trabalhar.

Porém, vivemos na era do computador, das viagens espaciais, da clonagem, robôs inteligentes... Afinal, que mundo é esse? Um mundo cada vez mais dividido entre seres braçais e seres intelectuais.

Daqui a alguns dias começam as Olimpíadas... Todos preocupados com a tocha olímpica, se ela está bem cuidada, viajando de um lado a outro do Brasil. Também construíram a Vila Olímpica, mais de 30 prédios, construídos para hospedar os atletas e, ainda por cima, mal construídos... Quem não assistiu a reportagem, mostrando goteiras, falta de água, luz, etc., etc... E o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, será que também tem goteiras? Será que alguém está preocupado com isso?

E assim vamos caminhando: mensalão, lava-jato, impeachment, olimpíadas, etc., etc... Qual o benefício disso tudo para nós? Desemprego, falta de hospitais, gente na rua pedindo esmolas, traficantes, viciados, e uma infinidade de falta de respeito e direitos humanos para a grande maioria dos brasileiros! Mas a olimpíada continua firme e forte, com vazamentos ou sem vazamentos, sujeira no mar, dengue... Ufa! Acho que vou parar por aqui, é tanta falta de tudo que vai faltar espaço para eu escrever!

Mas não se iludam, o “show” não vai parar. A próxima atração já vem chegando: logo, logo, começa o horário eleitoral, debates políticos, santinhos nas ruas, passeatas, quebra-quebra e a eleição. Aí, já vamos estar em novembro e os candidatos eleitos só assumem o cargo em janeiro de 2017. Em dezembro, vem o Natal, décimo terceiro e os políticos entram em recesso.

E nós continuamos apenas assistindo o ano de 2016 passar, torcendo, como sempre, para que, no ano que vem, as coisas melhorem.

PS 1: Brasil, aqui as olimpíadas nunca acabam.
PS 2: Será que o inverno já acabou?

Publicado em 28/07/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).