quinta-feira, 2 de junho de 2016

Viver mais não significa viver melhor...

O Brasil está envelhecendo! A conclusão é do Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o relatório, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

No País, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Segundo a OMS, uma nação é considerada “envelhecida” quando mais de 14% da população é constituída de idosos – como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

A conclusão do estudo, que em um primeiro momento pode refletir um avanço na qualidade de vida da população, preocupa especialistas. Isso porque, junto com o aumento na expectativa de vida, vem o alerta: viver mais não significa viver melhor.

Enquanto em países europeus o processo de envelhecimento da população aconteceu de forma lenta e somente depois de um enriquecimento das nações, na qual problemas de infraestrutura já estavam resolvidos, o mesmo não ocorreu por aqui.

De acordo com o relatório da OMS, um brasileiro que vive 75 anos teria uma média de 65 anos com qualidade de vida, sendo os últimos 10 associados a doenças, dependência de cuidados especiais e deficiências. Em muitos países, como em grande parte daqueles do norte da Europa, as pessoas têm uma expectativa de vida acima dos 80 anos, e um número de anos perdidos com doenças inferior a 10 – vivendo, assim, mais tempo e com melhor qualidade.

Para Renato Bandeira de Mello, geriatra e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS, um dos principais desafios atuais do Brasil para melhorar a qualidade de vida dos idosos está relacionado à qualidade do atendimento primário de saúde e à formação de profissionais especializados em terceira idade.

PS: “O futuro é o minuto seguinte, que é tão precioso que a gente chama de ‘presente’!” (Francisco Cuoco, ator, 82).

Publicado em 02/06/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Viver mais e melhor é um privilégio das pessoas que possuem boas condições financeiras e culturais, já os menos favorecidos continuam sendo vítimas de um sistema de saúde mal estruturado e de uma sociedade preconceituosa.
    Tony, gostaria de compartilhar tuas postagens no meu blog mas não encontro uma forma, há assuntos interessantes e muito bem enfocados que interessariam aos meus seguidores.O que me dizes?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).