quinta-feira, 19 de maio de 2016

Divagações sobre o mesmo tema...

Passam os anos, os dias e, de repente, me pego pensando: “Os jogadores de futebol da época do Pelé e do Garrincha eram melhores...” ou “ Ah, como os festivais de música da TV Record eram bons. Lançaram Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque...”

Lembro-me do meu primeiro beijo, meu primeiro namorado, até da minha primeira TV colorida. Parece coisa de velho... Sem dúvida, o melhor lugar, sempre, “é aqui e agora”. Mas por que será que essa sensação nos persegue?

Talvez porque, com o passar dos dias – e parece que os dias passam cada vez mais rápido –, sentimos que não estamos conseguindo fazer as coisas, seja no trabalho, em casa, ter o nosso tempo de lazer, ficar divagando...

Isso sem falar na situação de nosso país. Vem aí mais uma eleição... Será que os candidatos vão ser os mesmos de sempre? Vamos assistir à vários programas, onde poderemos ver o dia a dia de cada um deles, suas famílias, o que eles comem, bebem, e – talvez – suas propostas políticas.

Bem que poderiam ser novos “personagens”, mas parece que há uma dificuldade muito grande para encontrar novos candidatos! E também as “falas” de cada um têm funcionado tão bem há tanto tempo, pra que mudar?...

Sei que é estranho falar assim de um momento tão importante e difícil para o nosso país. Mas é o que vem acontecendo há mais de 500 anos – e assim continua acontecendo! Um grande espetáculo “pra inglês ver”.

Impeachment, mensalão, petrolão, pedaladas, e cadê a paixão pela vida, a luta pelos ideais? Sentimos um vazio que não conseguimos mais preencher nem com as novelas da Globo...

Bem, posso parecer um pouco pessimista, mas quero acreditar que tudo pode mudar. Talvez consigamos, ao menos, reinventar o nosso dia a dia, andar por ruas diferentes, vestir roupas que nunca pensamos, falar com pessoas com quem nunca imaginamos conversar. Enfim, abrir nossa mente e nosso coração para o novo. E, quem sabe, assim, começar a acreditar que hoje é melhor que ontem...

PS 1: Tempo, tempo, tempo...
PS 2: Já não temos mais tempo!

Publicado em 19/05/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).