quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Quem foi Eva?

Segundo o levantamento do último Censo Demográfico apresentado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de homens em relação ao de mulheres aumentou, a população brasileira envelheceu – e ficou menos branca...

Sim, isso mesmo... Menos da metade da população se declarou branca na pesquisa. É a primeira vez que isso acontece desde que o censo passou a ser organizado pelo IBGE, em 1940.

Ao todo, 91.051.646 habitantes se dizem brancos, enquanto outros 99.697.545 se declaram negros, pardos, amarelos ou indígenas. Os brancos ainda são a maioria (47,33%) da população, mas a quantidade de pessoas que se declaram assim caiu em relação a 2000, quando representava 53,74%.

Por outro lado, em quinze anos, a porcentagem de habitantes que se classificam como pardos cresceu de 38,45% (65,3 milhões) para 43,13% (82,2 milhões). Já os negros subiram de 6,21% (10,5 milhões) para 7,61% (14,5 milhões) da população brasileira. O Brasil também tem mais moradores que se consideram amarelos (1,09% ou 2,1 milhões).

Bem, uma coisa fica muito evidente nesse levantamento: o Brasil é um país onde não podemos aceitar o racismo – velado, porém presente. Somos uma nação construída a partir de muitas “misturas”, uma delas, como sabemos, a partir dos milhares de escravos trazidos para cá em séculos passados. Todos nós somos o resultado da miscigenação de negros, orientais e índios, sem falar das dezenas de culturas que vieram depois e moldaram o nosso País: italianos, portugueses, japoneses, entre outras.

Infelizmente, o racismo é evidente e ainda muito forte! Dificilmente vemos uma pessoa negra em cargos de diretoria, gerência ou mesmo médicos, advogados, engenheiros, etc., etc... Até no futebol – que é o jogo mais popular do Brasil –, já ficou claro que existe esta doença chamada racismo.

PS 1: Você já ouviu falar que a “mãe” da espécie humana era uma gorila – curiosamente chamada de Eva – e que vivia na África, há aproximadamente 140 mil anos atrás?

PS 2: Preto é cor de lápis...! Negro é cor de gente!

Publicado em 13/08/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).