quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quando copiar vale a pena!

Li recentemente uma matéria sobre como a cidade de Curitiba está realmente incentivando a sustentabilidade e a conscientização sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva.

Dizem que é melhor criar do que copiar... Mas, neste caso, tenho certeza de que, se todas as cidades e estados do Brasil adotarem este projeto, a cópia vai ficar melhor que o original!

Um leitor de cartão-transporte permitirá identificar usuários e premiar os mais assíduos na entrega voluntária de lixo! Esta é a novidade da quarta Estação de Sustentabilidade de Curitiba, entregue na última segunda-feira (18). A nova unidade – resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Volvo do Brasil – está localizada no bairro Guabirotuba, em frente ao Horto Municipal. As três outras Estações de Sustentabilidade da cidade já coletaram juntas mais de 20 toneladas de recicláveis.

O leitor de cartão-transporte instalado na Estação do Guabirotuba é uma forma de estimular ainda mais a adesão da população ao projeto. O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, conta que a intenção é dar prêmios simbólicos aos moradores que mais colaborarem com a coleta seletiva. “É uma maneira de estimular e valorizar o cidadão que tiver assiduidade na separação do lixo. Juntamente com a Fundação Cultural, iremos presenteá-los com ingressos para atividades artísticas do município”, enfatiza.

As Estações de Sustentabilidade foram concebidas para envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos e aperfeiçoar a coleta seletiva, já que possuem divisórias para receber diferentes tipos de materiais. Isso garante um aproveitamento muito maior dos resíduos. O aproveitamento do material coletado nesses equipamentos é de 98%, enquanto que nos caminhões do ‘Lixo que não é Lixo’ o percentual chega a 60% – ou seja, 40% do material coletado não pode ser aproveitado e acaba indo para o aterro sanitário.

PS 1: Lixo também é cultura!
PS 2: Sustentabilidade... Uma palavra que, sem a prática, não faz sentido algum!!!

Publicado em 21/05/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).