quinta-feira, 19 de março de 2015

A história da pizza...

A história da pizza começou com os... egípcios. Ao contrário do conhecimento popular e do fato ser considerada tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5.000 anos. A massa, chamada de “Pão de Abraão” – muito parecida com os pães árabes atuais – passou a receber o nome de piscea.

Somente muitos séculos mais tarde, durante a Idade Média, é que a especialidade chegou à Itália, dando origem à pizza que conhecemos hoje. No Brasil, trazida por imigrantes italianos, as pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas – mais até do que na própria Itália – e até mesmo criativas.

Inspirada no momento pelo qual passa o País, acabei inventando algumas coberturas, que podem ser encontradas facilmente na maioria das cidades brasileiras...

- Pizza Presidenta: lula à dorê, frita em aguardente, com pitadas de abobrinha e muita mozarela

- Pizza Mensalão: do tipo vegetariana, com muitas “verdinhas”, regada com suco de laranjas

- Pizza Lava-Jato: também do tipo vegetariana, recheada de “verdinhas” e coberta com muito, muito abacaxi

- Pizza Bolsa-Família: muita farinha, mais farinha, com aroma sabor “carne seca”

- Pizza Passeata: massa grossa, com recheio de linguiça e pitadas de pimenta

- Pizza Copa 2014: frango, mais frango, com bordas recheadas de cebola (de preferência, crua e bem ardida)

- Pizza Anticorrupção: esta está no forno desde o “achamento” do Brasil...

- Pizza Cidadania: está no cardápio só pra inglês ver...

PS 1: Dilma comentou esta semana: “A corrupção não só é uma senhora bastante idosa neste país, como ela não poupa ninguém”...

PS 2: Que coisa feia...

Publicado em 19/03/2015, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).