quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A origem...

É Natal! E todos nós somos envolvidos por essa emoção coletiva, cheia de símbolos sobre os quais, na maioria das vezes, não sabemos como surgiram!

O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, era comemorado em datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como a data oficial de comemoração do evento.

Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos – Belchior, Baltasar e Gaspar – chegarem até a cidade de Belém para entregar os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus.

A figura de nosso querido e bom velinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas.
Foi transformado em santo – São Nicolau – pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

Até o final do século XIX, Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho: a roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto.

De repente, surge, em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola, mostrando um Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast – por acaso, com as cores do refrigerante...

Agora que descobri a suposta origem do Natal e no que ele acabou se tornando ao longo dos séculos, me pergunto: Qual será o nosso destino? Carnês e mais carnês das Casas Bahia? Compras voluptuosas nos supermercados para a grande Ceia?

PS 1: Cadê o menino Jesus?
PS 2: Papai Noel existe! Mas, felizmente, não está na loja mais próxima...

Publicado em 18/12/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).