quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Precisa construir uma casa? Chame a Dona Mará!

Parece anúncio de empresa de obras ou loja de materiais de construção... Mas não é!

Em 2001, El Salvador, um pequeno país da América Central, sofreu dois grandes terremotos em um intervalo de apenas 30 dias. O primeiro, em 13 de janeiro, marcou 7.7º na escala Richter. O segundo, no dia 13 de fevereiro, chegou a 6.6º.

A tragédia fez mais de mil e duzentas vítimas e milhares de casas destruídas, entre elas, a de Mará Ponce, uma senhora salvadorenha de 78 anos, habitante de San Miguel, distante 125 km de San Salvador, capital do país.

Mara é analfabeta e vive em condições precárias, mas é uma senhora cheia de disposição. Ela conseguiu conciliar sua engenhosidade, força e talentos artísticos natos para construir e decorar sua nova casa com as próprias mãos.

O curioso é que a casa foi construída quase inteiramente com garrafas PET – embalagens plásticas utilizadas no engarrafamento de bebidas.

Acordando cedo todos os dias, a senhora, cheia de disposição, conseguiu recolher a quantidade de garrafas PET suficiente para a construção de sua nova casa em cerca de um mês e meio. Depois de recolhidas, as garrafas foram amarradas com varas de bambu fino enterradas no chão e, a partir disso, foram erguidas as paredes. A construção durou 3 meses.

Na cobertura, Mará usou uma superfície de zinco para impermeabilizá-la. O piso da casa é revestido por milhares de tampas de plástico pintadas, enquanto flores de cimento e vasos feitos de barro aparecem espalhados pelos cantos do ambiente colorido.

“Deus, um dia, em um sonho revelou-me como eu teria que fazer a minha casa. Eu contei aos meus vizinhos e minha família e eles me disseram que eu era louca. Hoje, todos querem construir uma igual”, disse Dona Mará, com um sorriso estampado no rosto e com um forte sentimento de orgulho de sua casa humilde e com decoração incomum de apenas dez metros quadrados.

PS 1: Será que nosso governo poderia fazer isso?
PS 2: Vamos chamar Dona Mará para ensinar a galera!

Publicado em 13/02/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

  1. Belo exemplo! Arregaçar as mangas e não esperar pelo governo ( embora ele tenha obrigações para com a população.)
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).