quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

“Era uma casa muito engraçada...”

Dizem que a nossa casa é o lugar onde vivemos! Então o nosso planeta é nossa casa. O país, a cidade em que vivemos, são nossa casa, também!

Dizem, também, que a casa é um lugar que nos abriga e nos protege do frio, da chuva, do calor... Só que, para existir uma casa, é preciso um teto, quatro paredes, água, luz, esgoto e um bom alicerce!

Bem, parece que nós, brasileiros, definitivamente vivemos em uma casa muito engraçada! A Copa 2014 vem vindo e ainda  temos menos de 50% da infraestrutura pronta, as chuvas não param e não temos nenhuma política pública para as enchentes, a seca vem, não temos irrigação, falta água no litoral durante as férias – os prefeitos da região alegam que os “turistas estão demorando muito para voltar aos seus lugares de origem”...

A população fica doente, não temos hospital, se tiver, não temos vagas, se tiver, não temos equipamento ou remédios, se tiver, não temos médicos... Precisamos chamar os cubanos?

Temos escolas, mas falta o teto, a lousa, o professor, os cadernos, livros... Mas a placa está lá, bem fixadinha em algum lugar.

São tantos itens que faltam para dizermos que moramos em uma “casa” de verdade, que não caberiam neste espaço! Além de não haver casas literalmente para a maioria da população. Ah, existe o projeto “Minha casa, minha vida”... Para descrever melhor essa nossa casa tão engraçada, lembrei-me da música lúdica, porém verdadeira, de nosso querido Vinícius de Moraes:

“Era uma casa
Muito engraçada,
Não tinha teto
Não tinha nada.
Ninguém podia
Entrar nela não,
Porque na casa
Não tinha chão.
Ninguém podia
Dormir na rede,
Porque na casa
Não tinha parede.
Ninguém podia
Fazer pipi,
Porque pinico
Não tinha ali.
Mas era feita
Com muito esmero,
Na rua dos bobos
Número zero”.

PS 1: Enquanto isso, nova lei obriga a  instalação de  simuladores em 3D nas auto-escolas, do Oiapoque ao Chuí...
PS 2: Confirmando meu endereço: Rua dos Bobos, número zero!

Publicado em 16/01/2014, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).