quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Achei o endereço do Papai Noel!

“Papai Noel existe?” Essa é a pergunta que todos nós já fizemos um dia para os nossos pais. Mas, afinal de contas, como surgiu essa figura que atualmente chamamos de Papai Noel?

Tudo começou há aproximadamente 1300 anos, no século 4, em Patara, uma cidade na costa sul da Turquia, onde nasceu São Nicolau.

São Nicolau – que não era um gordinho rechonchudo de barba e nem vestia a tradicional roupa vermelha com botas – ficou conhecido por se desfazer de sua riqueza dando presentes anonimamente no meio da noite e que, assim, teria originado e personificado o próprio Papai Noel.

Mas como a imagem de São Nicolau se transformou na figura do gorducho bonachão, utilizada até em comerciais da Coca-Cola de hoje em dia?

Sua história vai desde o século 10, na Rússia, onde é eleito o santo favorito daquele país, até os anos 1860, quando ganha o nome de “Santa Claus” – como é conhecido nos Estados Unidos –, uma adaptação de “Sinterklaas” (São Nicolau, em holandês). Ele ganha peso e barba, com gorro e trajes vermelhos folgados, através dos desenhos do chargista político norte-americano Thomas Nast.

Nos anos 1920, a figura do Papai Noel é utilizada em publicidade, aparecendo em propagandas – pasmem! – fumando cigarros Camel e Lucky Strike, vendendo Martini e pasta de dente Colgate. Nos anos 1930, se torna o velhinho-propaganda da Coca-Cola.

Após ter sido considerado mundialmente como finlandês, a partir de um programa de rádio infantil da Finlândia, em 1927, o país criou, oficialmente, a residência do Papai Noel. Hoje em dia, para visitar o Papai Noel – sim, isso é possível! –, basta viajar para a fria e gelada Rovaniemi, na Lapônia, uma região que engloba uma parte da Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.

Se você quiser escrever para ele, anote o endereço oficial do bom velhinho: Rovakatu 21, FIN-96200, Rovaniemi, Finlândia. Seu escritório recebe 310 mil turistas e 700 mil cartas por ano.

Depois disso tudo, você ainda não acredita em Papai Noel?

PS 1: Será que nossos governantes já escreveram para o endereço acima pedindo votos para a próxima eleição?
PS 2: Eu vou escrever pra ele e pedir uma bicicleta nova...

Publicado em 19/12/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).