quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Sobre homens e lobos...

Estudiosos acreditam que os cães surgiram da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos. Com o passar do tempo, os filhotes de lobo foram se adaptando à aproximação do homem e se tornaram animais dóceis. Hoje, estima-se que existam no mundo inteiro aproximadamente 400 raças de cães. Eles se tornaram animais sociáveis e eternos defensores do ser humano.

A famosa  frase “o cão é o melhor amigo do homem” foi dita durante um julgamento, pelo advogado americano George Graham Vest em 1870, quando acusava um homem pela morte de Old Drum, o melhor cão de caça de um fazendeiro local. Um vizinho, desconfiado que o animal andava matando suas ovelhas, deu ordens para que atirassem no cachorro. Quando Old Drum foi encontrado morto, seu proprietário resolveu processar o culpado. Com um belíssimo discurso, George Vest ganhou a causa.

Cada vez mais, percebo a importância do cão para os humanos. Você já deve ter escutado histórias de cães que se tornaram verdadeiros heróis ao salvar a vida de seus donos ou defendê-los até as últimas consequências, como no caso da vira-lata Bruna, que, em dezembro de 2007, salvou seu dono, o cadeirante Paulo Sérgio Moreno de Jesus, 51, do ataque de um cão Pitt Bull. Considero esta raça um projeto de cachorro que não deu certo!

Os cães são carinhosos, leais e têm um amor incondicional! Quem já não viu cenas de moradores de rua com seus cães dormindo ao seu lado, ou cães que acabam falecendo logo após a partida de seu dono? Bem, poderia citar aqui inúmeros exemplos de amizades surpreendentes entre “homens e lobos”, mas será que eu conseguiria citar os mesmos casos de amor incondicional, amizade e bondade entre nós, seres humanos? Gostaria muito de responder que sim...

PS 1: Qual é o segredo?
PS 2: Quem souber, por favor, envie um e-mail!

Publicado em 22/08/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).