quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tomates “made in china”...

Você sabia que o tomate é uma fruta? Já que este alimento está literalmente em alta, achei interessante destacar este fato singular.

Curiosidade: o tomate foi oficialmente descrito pela primeira vez, em 1544, pelo botânico italiano Pietro Andrea Mattioli. O tipo em questão possuía uma cor amarelada, que lhe rendeu o apelido de "pomo d'oro", ou maçã de ouro.

Fruto ou vegetal? O seu filho volta da aula de ciências afirmando que o tomate é um fruto. Você insiste que é um vegetal. Ele está certo... E você, também!

A controvérsia está por aí há mais de 100 anos, desde 1893, para ser exato. Naquele ano, nos Estados Unidos, os importadores de fruta John, George e Frank Nix processaram o coletor de impostos de Nova Iorque, Edward Hedden, por lhes taxar um carregamento de tomates vindo das Índias Ocidentais. Naquela época, a importação de frutas não era taxada, a de vegetais, sim.

É nesse momento que a Suprema Corte dos Estados Unidos entra em cena, reconhecendo que, tecnicamente, os tomates eram de fato frutos, mas aceitando, na “linguagem comum das pessoas”, que eles eram também vegetais – cultivados no quintal, como o pepino, os feijões e as ervilhas. E sendo servidos como prato principal, não como sobremesa. Por decreto, então, o tomate, botanicamente um fruto, virou vegetal.

Não imaginava que o tomate tivesse tanta coisa em comum com a história do Brasil! Aqui, tudo vira uma coisa ou outra de acordo com os interesses do governo e, oficialmente, por decreto.

De repente, como se ninguém tivesse percebido, “Dilma pisou no tomate”, a inflação subiu, estamos perdendo as rédeas da economia e até importando tomates da china. Só faltava essa...

No início do ano, o Brasil estava muito bem obrigado, nossos ministros ensinando economia para a pobre Comunidade Européia! Mas, como num passe de mágica, tudo mudou...

Afinal, o Brasil é uma “fruta ou um vegetal”?

PS: Quem souber a resposta, ganha uma pizza...

Publicado em 18/04/2013, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

2 comentários:

  1. Posso complementar tua descrição do tomate? Ele é um fruto, sim. E o que é um fruto para a planta? É uma parte de uma flor que comporta um ovário em cujo interior há óvulos que após fecundados transformam-se em sementes e desenvolvem o ovário que se torna então um fruto que nada mais é do que a maneira que o vegetal tem de disseminar suas sementes protegidas.
    Pena, a Dilma pisou num ovário fecundado e desenvolvido! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Estou em um excelente plano de saude que melhorou muito a minha vida e a dos meus pais recomendo a todos,porque saude não escolhe hora nem dia,entre no site http://www.frpromotora.com/planodesaude.php?id=44876366

    ResponderExcluir

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).