quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“O Grande Irmão”

“Big Brother Brasil”, reality shows... É fantástico! No show da vida, vivemos mais do que nunca no limite entre a realidade e a fantasia.

Você chega em casa, liga a televisão, assiste a um filme ou a uma novela. Até aí, tudo bem, temos certeza de estar vendo histórias onde atores interpretam personagens. De repente, as imagens se confundem na telinha. Aparecem cenas e mais cenas de pessoas comuns na “intimidade” da casa do programa “Big Brother” – tradução: “O Grande Irmão”...

Competições, intrigas e tragédias. E lá estamos nós, sofrendo com estes “personagens”, torcendo ou não por eles e querendo saber sobre detalhes de seu dia a dia.

Todos nós soubemos pela TV do suposto estupro na 12ª edição do BBB. Após uma festa ocorrida no programa do dia 14 de janeiro, a estudante Monique Amin, 23 anos, e o modelo Daniel Echaniz, 31, passaram parte da madrugada deitados juntos sob um edredom.

Assinantes do pay-per-view do BBB e usuários da web que viram o vídeo replicado na internet acuraram Echaniz de se aproveitar da embriaguez de Amin para abusar dela sexualmente, e pediram sua expulsão do programa.

A repercussão fez com que policiais da 32ª DP do Rio fossem aos estúdios da TV Globo investigar o suposto estupro. Para a Rede Globo, “as carícias haviam sido consensuais”. Amin disse não se lembrar do que teria ocorrido.

O imbróglio todo foi parar na Secretaria de Políticas para Mulheres e no Ministério Público do Rio, que informou que só poderia agir se a participante fizesse uma denúncia formal.

Para fechar o caso com chave de ouro, no programa do domingo seguinte, o apresentador Pedro Bial soltou uma “pérola”: “O amor é lindo”...

De repente, acabamos perdendo a noção da realidade de nossas vidas versus a importância do fato acontecido. Quem será a próxima vítima? Dizem que vivemos na era da informação. Mas para que serve este tipo de informação?

PS: Afinal de contas, o que é esse “Grande Irmão”? Sugiro ler, ou reler, o livro “1984”, de George Orwell. E olha que já estamos em 2012!

Publicado em 09/02/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).