quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Paulo: ame-a ou deixe-a...

No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemorou seu aniversário de 458 anos de vida, lutas e sonhos. Uma louca megalópole com seu trânsito caótico, sua poluição - atmosférica, visual e sonora - e as enchentes que sempre aterrorizam a cidade.

Talvez você se lembre daquele adesivo vendido em bancas de jornal nos anos 70: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Uma versão desse adesivo para a cidade, hoje, seria: “São Paulo, ame-a ou deixe-a”.

Por incrível que pareça, muitos paulistanos desta frenética metrópole amam São Paulo de paixão e não a trocariam por nada deste mundo. Irracional? Não faz sentido? Tal como no amor e na paixão, a gente gosta, e pronto!

Assim é a cidade de São Paulo, uma cidade com uma pluralidade racial e cultural talvez única na América Latina, com uma gastronomia tão diversificada quanto maravilhosa, centenas de cinemas, bares, danceterias, clubes, centros de esportes, museus e centros culturais para todos os gostos e idades.

São Paulo é a terra da garoa, terra da liberdade, terra da luz, terra da pizza, da macarronada, do quibe, do pastel, do acarajé, do vatapá, da mandioca, do fubá, do doce-de-leite, do feijão de corda, do café...

Mas esta megalópole também é uma terra de dificuldades, pobreza, falta de esgotos, moradias, escolas e saúde, violência e, principalmente, falta de estrutura e planejamento. Mesmo sendo um dos maiores centros de negócios financeiros do Brasil e do mundo, ainda peca muito por não olhar para seus moradores.

Como no resto de nosso País, os governantes estão sempre ávidos pelo lucro imediato e pelos investimentos externos, deixando de pensar nos seus cidadãos.

Nos dias de hoje, tanto na capital como no interior, a cidadania virou apenas um palavra “fashion”. Do jeito que as coisa vão indo, logo, logo, todos nós brasileiros vamos ter que migrar ou emigrar para algum lugar que nos respeite! Que ironia... Sentirmos-nos estrangeiros em nosso próprio País!

PS: Brasil com “s” ou com “z”?

Publicado em 26/01/2012, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Um comentário:

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).