quinta-feira, 14 de julho de 2011

A simpática “Rose”...

Vamos voltar um pouco no tempo, para a época em que, quando crianças, assistíamos ao desenho animado dos Jetsons. Lembra-se da simpática robô “Rose”, que fazia todas as tarefas domésticas da casa sozinha, bastando solicitar tudo com um simples comando de voz?

Naquela época, achávamos que essa tecnologia talvez viesse a fazer parte do nosso dia a dia num futuro distante, e que, talvez, nós não chegássemos a ver isso acontecer.

Durante a Conferência Innorobo, que aconteceu na cidade de Lyon, na França, entre os dias 23 e 25 de março deste ano, a empresa francesa Robosoft apresentou a versão real da “Rose”, o Kompai, desenvolvido para cuidar de idosos que moram sozinhos.

Ele (ou ela, como preferir) ‘aprende’ a entender seus comandos de voz após um breve ‘treinamento’ de leitura de alguns textos disponibilizados na tela do robô.

Através de um software que simula muito bem inteligência artificial, o robô passa a interagir com o seu futuro proprietário como se fosse uma pessoa, sem aquela ‘fala mecânica’, típica do que esperamos de um robô. Todas as tarefas são realizadas com auxílio de um grande monitor que fica na frente do Kompai.

O idoso pode perguntar as horas, pedir para o robô ir à cozinha, checar a lista de compras do supermercado e até entrar em contato com o geriatra responsável.

Bem, o Kompai ouve e entende, fala como se fosse uma pessoa, anda sozinho pela casa, entra em contato com os médicos cadastrados em sua memória, mas ainda não tem braços e mãos para poder realizar as tarefas domésticas mais árduas, como lavar a louça, por exemplo.

E, em minha opinião, ainda falta mais uma coisa que dificilmente a tecnologia vai conseguir produzir: os sentimentos!

Particularmente, prefiro ter uma “Rose” humana cuidando de meu pai, minha mãe, meus avós ou de mim mesma, ao invés de um robô. Nada contra... Mas, se chegarmos a um tempo em que não houver mais seres humanos cuidando uns dos outros, por favor, o último que sair apague a luz...

Publicado em 14/07/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).