quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Chuva com “Passione”!

Semana passada, um grande evento aconteceu: terminou a novela ‘Passione’. E, como a ‘vilã’ da estória se saiu bem, parece que muitas pessoas não gostaram... Mas, como sempre, a arte imita a vida!

Outro grande evento, que vem surtindo até matérias no exterior e em todo o Brasil, são as chuvas intensas e todo o estrago absurdo e desumano que estão causando devido à falta de prevenção de nossos governantes!

Absurda e surrealista a situação que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estão vivendo por causa de um fator meteorológico tão natural quanto a chuva: mais de 700 mortos na região serrana do Rio, desabamentos, pessoas desprovidas de suas casas e doenças. Tudo isso por causa da chuva ou por causa de uma prevenção que deveria ter sido feita, já que o fato estava anunciado pelas autoridades meteorológicas e simplesmente nada foi feito!

Mais irônico ainda, o fato de o Brasil negar ajuda da ONU com receio de diminuir o seu índice de “independência financeira” no ranking dos países em desenvolvimento. E tem mais: tão furtivo e malicioso quanto os vilões de ‘Passione’, o governo nega tudo e atribui estas catástrofes simplesmente ao aumento das chuvas...

Será que o Haiti é aqui? O Brasil nem teve um tsunami e está em uma situação de alerta vermelho, com um número de mortos nunca antes visto.

Penso que os nossos governantes sofrem de algum complexo de superioridade... Enviam dinheiro para o Haiti, África e outros países “pobres” e, para nós mesmos, nada. Nem prevenção, nem investimento em construção de casas em áreas que não sejam de risco para as pessoas menos favorecidas, nada. Aqui, está tudo bem para eles, “os reis da cocada”... E qual o preço que se paga por tanta arrogância e mesquinhez de nossas autoridades? O grande vilão vai sair impune com muita “Passione”?

“Brasil não é Bangladesh. Não tem desculpa para permitir, no século 21, que pessoas morram em deslizamentos de terra causados por chuva.” (Debarati Guha - Sapir, consultora externa da ONU)

Publicado em 20/01/2011, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).