quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feliz idade...

Você está em uma feliz idade? Será que eu estou em uma idade feliz?

Bem, comecei fazendo estas perguntas porque, de uns tempos para cá, surgiu esta nova expressão para denominar pessoas com mais de 60 anos, ou as tidas como idosas.

Pra começar, estes cidadãos mais idosos acharam este “rótulo” um absurdo e deu até pano pra manga para varias reclamações: “O que tem de feliz em estar mais velho?”, ou “Agora que tenho dores por todo o corpo, o que tem de feliz nisso?”...

Realmente não sei de quem foi esta infeliz ideia de rotular os mais velhos de “grupos da feliz idade”...

Afinal de contas, todas as idades podem ser felizes ou não! Nossa sociedade está começando a perceber que o Brasil está ficando um país mais velho, ou seja, o número de pessoas idosas está aumentando e a sua longevidade também.

E, como todo ser humano que consome e está ativo, tornaram-se alvo da mídia em segundos. Comerciais com pessoas idosas correndo, tomando vitaminas, sorrindo, bebendo cerveja, comprando roupas, produtos de beleza... Um festival de felicidade!

Com certeza, queremos que nossos idosos tenham dignidade e direitos específicos ligados às suas necessidades. Mas torná-los perfeitos e usar de sua imagem para vender mais e mais, sem pensar em como lhes proporcionar saúde, carinho e bem-estar, não passa de mais um golpe de marketing.

Eu sempre penso: “Nós somos eles, amanhã!” Então, é bom ficarmos atentos para que nem eles e nem eu ou você, futuramente nos tornemos um mero produto de consumo!

Publicado em 05/08/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).