quinta-feira, 27 de maio de 2010

Amor sem violência

Estamos a poucos dias do mês de junho, mês no qual se comemora o Dia dos Namorados, uma data que celebra o amor entre duas pessoas que se querem bem e que planejam, para o futuro, formar uma família. Mas e o amor para com as pessoas que já são parte da família, e que nos cuidaram desde crianças?

No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi criada com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.

A violência, não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes, a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a eles. O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas.

No Brasil, 65% dos idosos consideraram maus-tratos a forma preconceituosa como são tratados pela sociedade em geral: as baixas aposentadorias, os desrespeitos que sofrem no transporte público e a falta de leitos hospitalares para idosos.

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa um importante problema de saúde pública, com prevalência tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.

Todo dia é dia de demonstrar nosso carinho a quem a gente ama. Portanto, não esperemos o próximo dia 15 para mostrar nosso respeito aos nossos entes tão queridos, que nos tratam com tanto amor, incondicionalmente.

Publicado em 27/05/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).