quinta-feira, 25 de março de 2010

Tem que ser macho?

Sem grandes pretensões, fui verificar no dicionário o significado da palavra ´macho´ e, para meu espanto, encontrei a seguinte definição: “Do sexo masculino, forte, vigoroso, valente, másculo e viril”.

Aí pensei: “Será que todo ser masculino tem que ter essas qualidades? Isso significa que um homem não pode ser frágil, ter medos, talvez não ser tão viril (o que é muito relativo), ou até mesmo ser mais sensível que muitas mulheres?”

Então pensei mais um pouco: “As mulheres vivem reclamando que os homens são machões, machistas, grosseiros, chatos... Mas, e na hora de dividir a conta do restaurante, ou trocar um pneu furado numa noite fria e chuvosa, elas topariam? Ou até numa briguinha de namorados, elas achariam normal enxugar as lagrimas deles?”

Eu não estou defendendo de maneira alguma o machismo ou os machistas, mas, sim, tentando abrir um espaço para questionarmos a razão deste estereótipo masculino. É bem provável que as próprias mulheres (mães, avós e namoradas) tenham contribuindo para a formação do “macho”.

Acredito que agora, mais do que nunca, após a euforia do feminismo, a descoberta da pílula e o acesso a todo tipo de informação, é hora de ambos os sexos reavaliarem seus valores e suas posturas.

Que tal você, “macho”, experimentar fazer um belo jantar e ela tentar consertar o chuveiro?

PS 1: Acho estranho não haver uma só mulher no cargo de vereadora em Marília.
PS 2: Será que vamos ter alguma candidata para Prefeita ou vereadora nas eleições de 2012 aqui na cidade?

Publicado em 25/03/2010, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´ de Marília (SP), da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).