quinta-feira, 30 de março de 2017

Estrangeiros em nosso próprio país!

Há alguns dias atrás, eu estava tomando um cafezinho, quando um homem com uma aparência meio estranha puxou uma conversinha comigo. Tinha um sotaque português, achei interessante. Pensei, que bom trocar ideias com um turista.

Mas, eis que para minha surpresa, ele me disse que era brasileiro, porém estava trabalhando há muitos anos em Portugal e tinha adquirido o sotaque. Durante a nossa conversa, percebi que, além do sotaque, ele havia adquirido toda a postura e maneira de pensar de um estrangeiro.

Todo orgulhoso, me disse que vinha aqui só para tirar férias e descansar, pois, para trabalhar, o melhor negócio era estar na Europa. “Lá, construí minha vida, fiz meu pé de meia”, e por aí foi falando, falando, até que entrou em uma contradição: “Porém, o melhor lugar do mundo é o Brasil”...

Então, naturalmente lhe perguntei: “Se o melhor lugar é aqui, porque você trabalha, vive e ganha seu dinheiro lá fora?”.
Como todo bom “brasileiro estrangeiro”, alegou que voltaria quando tivesse conseguido conquistar “um lugar ao sol”.

Percebi que este brasileiro já havia se tornado um “turista acidental”. Para ele – como para tantos outros admiradores de nossos cartões postais – o Brasil é o melhor lugar do mundo para compras, passeios, praias, etc. Mas, para viver com dignidade e respeito, ele resumiu: “O grande negócio é estar lá fora”.

Agora, mais do que nunca, milhões de brasileiros devem estar pensando em fazer suas malinhas e buscar um “lugar ao sol” para viver – nem que seja no Polo Norte! Com a possível aprovação das leis que vão tornar nosso país um dos mais selvagens para se viver – sem direito e garantia alguma de trabalho ou aposentadoria e, muito menos, o direito à saúde pública, etc., etc., etc. –, cada vez mais, nós nos tornamos estrangeiros em nosso próprio país!

PS 1: Ok... Então vamos terceirizar as contas, os impostos, o INSS...

PS 2: “Mais de mil palhaços no salão...” Aqui, o carnaval nunca termina!

PS 3: Para o último que sair: não se esqueça de apagar a luz e nem de como se fala nossa língua!

Publicado em 30/03/2017, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).