“Estudo na Costa do Marfim diz que adoção de órfãos é pratica seguida até por chimpanzés do sexo masculino”. Eu tinha guardado este artigo há muito tempo. De repente, resolvi arrumar minha bagunça e eis que ele surgiu na minha frente.
Não pensei duas vezes para destacar este fato como exemplo de compaixão e amor incondicional no mundo animal versus o mundo “humano e civilizado”.
Aconteceu um caso muito bizarro, há alguns anos atrás, ao qual todas as mídias deram um grande enfoque! Um médico, completamente doente e inescrupuloso, oferecia o tratamento de inseminação artificial para mulheres que não podiam ter filhos. Só que, durante os procedimentos, ele as estuprava, além de cobrar mais 200 mil reais pelo seu “trabalho”.
Mais absurdo ainda foi o fato das mulheres que foram vitimas deste algoz terem se calado por um bom tempo, com medo que o dito médico não desse prosseguimento ao tratamento. Me pergunto: “A que ponto chega a obsessão do ser humano por ter filhos com seus genes e ‘seu sangue’?”
Se para algumas pessoas a mãe natureza não propiciou este “dom”, seria tão absurdo pensar em adotar uma criança? Ainda mais em um país como o nosso, onde há milhares de órfãos esperando por um lar!
Os chimpanzés da Costa do Marfim estariam mais evoluídos do que nós, no que tange a valores éticos e morais?Talvez, sim! E, além disso, chimpanzés e outros animais não matam por puro prazer, não abandonam sua prole, não criam guerras para vender armas,vírus para vender remédios, não utilizam o dinheiro como fator decisivo para avaliar quanto vale a vida do seu próximo, etc., etc., etc...
Bem, e, agora que o Carnaval acabou, o que vamos fazer? Sentar e esperar o feriado da Páscoa, Corpus Christi, continuar torcendo pra quem sai e quem fica no BBB, assistir, todos os dias, mais e mais matérias sobre a corrupção de nossos governantes, o vírus da Dengue, Zika... Ou levantar e sair atrás de soluções reais para todos estes problemas?
PS 1: Eu não sei bem qual produto vai conseguir limpar a casa... Mas sei que tem que limpar...
PS 2: Será que ‘Veja’ resolve?
Publicado em 18/02/2016, na coluna ´Formador de Opinião´ do Jornal ´Bom Dia´, da Rede Bom Dia (às quintas-feiras, a coluna é escrita por Tony Bernstein).
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: Após escrever seu comentário, clique em ´Comentar como:´ e escolha a opção ´Nome/URL´ e, se desejar, preencha apenas seu nome (o campo URL não é obrigatório).